27/10/2013

AVAI MAIS FORTE - ESCLARECENDO DÚVIDAS


Avaí MAIS forte - Conselho independente • Clube transparente

Nação avaiana, vamos esclarecer possíveis dúvidas sobre a eleição que se aproxima e que disputaremos para tornar o AVAÍ MAIS FORTE. De maneira bastante objetiva, também responderemos as questões aqui levantadas por você, por isso não hesite em perguntar.

Que cargos estão em disputa?
A eleição é para compor o Conselho Deliberativo do Avaí. Os eleitos serão os novos Conselheiros do clube, em substituição aos que lá estão atualmente.

E a eleição para presidente?
A eleição para presidente executivo do clube ocorrerá após a eleição para o novo Conselho Deliberativo. Ou seja, os Conselheiros eleitos é quem elegerão o novo presidente do Avaí.

Quando acontece a eleição?
Segundo o disposto no art. 40, §1º do Estatuto do Avaí, a eleição deve acontecer até o dia 20 de novembro. A data exata será definida pelo Edital de convocação da Assembleia Geral, que deve ser publicado, no mínimo, oito dias antes da eleição, conforme dispõe o art. 80 do Estatuto.

Quem pode votar?
Todos os que preenchem os requisitos do art. 39 do Estatuto, ou seja: maiores de 18 anos, sócios com no mínimo um ano de filiação ao Clube e que estejam adimplentes com suas mensalidades.

Quem pode concorrer (participar da chapa)?
Os requisitos para ser Conselheiro do Avaí são os mesmos para poder votar: 18 anos de idade e, no mínimo, um ano de filiação ao Clube.

Quem são os eleitos?
A chapa vencedora das eleições ganhará tantas cadeiras quantos forem o número de inscritos na chapa. A chapa perdedora não ganhará nenhuma cadeira. No entanto, caso a Chapa AVAÍ MAIS FORTE seja a vitoriosa, e como já expresso na nossa Carta Aberta, comprometemo-nos a abrir espaço para a oposição, proporcionalmente ao número de votos que obtiver nas eleições.

Quando os eleitos assumem?
O Estatuto do Avaí não é claro nesse ponto, no entanto, o art. 47 dispõe: “A primeira reunião do Conselho Deliberativo será realizada, obrigatoriamente, logo após o encerramento da Assembleia Geral Ordinária, para eleição e posse de seu Presidente, Vice-Presidente e Secretário, e será presidida pelo Conselheiro mais idoso presente”. Logo, assim que a eleição terminar, o mandato começa.

Se eu não votar, o que acontece?
O voto não é obrigatório, mas a participação do sócio nas eleições do Avaí é fundamental para o crescimento do Clube.

Nenhum comentário: