25/03/2013

NÃO CONFUNDA UM VIOLENTO COM UM TORCEDOR

A campanha “No confundas un violento con un hincha” é uma iniciativa do governo uruguaio e da Associação Uruguaia de Futebol (AUF). O vídeo, que vem sendo veiculado há um par de meses no país vizinho, mostra imagens de torcedores de todos os clubes uruguaios fazendo festa e apoiando suas equipes. No texto, o locutor afirma: “Somos la inmensa mayoría. Somos los hinchas, los hinchas de verdad. Sos uno de nosotros”.
É verdade. Os torcedores que vão ao estádio para fazer festa, apoiar seu time, encher os campos de papel picado e cantos animados são a maioria no futebol. Mas por que então são punidos pelo que faz a minoria?
É o que sustentamos há algum tempo aqui no Impedimento. A violência no futebol precisa ser combatida, não servir de pretexto para aumentar os preços dos ingressos, proibir a festa, elitizar os estádios e afastar o povão. Nos últimos tempos, principalmente no Brasil, a resposta das federações e dos clubes à violência praticada por personagens conhecidos, alguns muito próximos das diretorias, tem sido a punição parelha de todos os torcedores. Enquanto isso, os estádios vão ficando à míngua.
Os torcedores são a maioria, de fato. Não os tomem por bode expiatório.
FONTE: SITE IMPEDIMENTO.ORG

Nenhum comentário: